Tesouro Direto: Renda Passiva com Juros Semestrais

Renda passiva com juros semestrais tesouro direto - turn wise

Tesouro Direto: Renda Passiva com Juros Semestrais

Tesouro Direto: Como construir Renda Passiva com Juros Semestrais

A conquista da renda passiva é um sonho para muita gente porém, nem todos conseguem alcançar. Talvez, pela falta de informação ou medo de dar esse passo.

Afinal, existem tantas pessoas que ainda investem na poupança com medo das outras aplicações.

Por exemplo, segundo uma pesquisa feita pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) revelou que os brasileiros atingiram R$2,7 trilhões investidos em produtos financeiros em 2017. Mas, 26% desse valor corresponde somente ao saldo na poupança, ou seja, são R$665,7 bilhões em um péssimo investimento.

Por isso, a educação financeira, ainda tem muito o que fomentar  na vida dos brasileiros.

Mas, será que é possível alcançar a renda passiva com outros investimentos além da poupança?

 

banner ebook introdução ao tesouro direto

 

O que é Renda Passiva?

O assunto renda passiva passou a se tornar muito mais conhecido e disseminado após o lançamento do livro: Pai Rico, Pai Pobre do Robert Kyosaki o qual é considerado um best-seller e referência na literatura financeira.

Mas, você sabe o que é renda passiva?

Resumidamente, a renda passiva é a geração de renda através de ativos que exigem pouca ou quase nenhuma intervenção sua ou o mínimo gasto do seu tempo. Entre outras palavras, se você cruzar os braços, o dinheiro continua a cair na sua conta.

Como exemplo, existem pessoas que criam a sua renda passiva através de imóveis, outras fazem através de ações que paguem bons dividendos. Porém, e se você é conservador demais e não deseja nem investir em imóveis e nem em ações, vai ficar a ver navios?

Não!

Porque, embora poucas pessoas sabem, mas, é possível criar renda passiva através do investimento mais seguro do Brasil.

Você sabe qual é?

O Tesouro Direto.

Ficou interessado? Então, esse artigo é para você.

Tesouro Direto como alternativa

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, por meio da internet. Antes, somente as grandes instituições podiam negociar esses títulos.

Conforme o governo emite títulos, ele se capitaliza para financiar atividades, tais como educação, saúde e infraestrutura. E, você investidor, recebe o seu dinheiro de volta ao final do prazo com juros. Dessa forma, ambos saem ganhando.

Dentre os variados tipos de títulos com as diversas taxas e vencimentos, o tesouro direto é um investimento em que é possível investir tanto em títulos pré-fixados quanto pós-fixados.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que não é necessário esperar até o vencimento para receber os juros, você pode antecipa-los e recebe-los semestralmente.

E, sabe qual é o melhor?

Existem títulos em que os vencimentos são diferentes, ou seja, com uma boa estratégia você pode montar um fluxo de renda quase que bimestral utilizando a aplicação mais segura do país.

Se quiser ler mais sobre os títulos do tesouro direto, acesse um de nossos artigos aqui.

Agora que consegui toda a sua atenção, não pare de ler.

Como obter renda passiva com juros semestrais do tesouro direto?

Antes de começarmos, vamos dar uma olhada nos títulos disponíveis no site do tesouro direto:

titulos disponiveis tesouro direto - turn wise

Observe que dentre os títulos negociados, existem 4 títulos que pagam juros semestrais. Tais como: Tesouro IPCA + 2026, 2035 e 2050; além do Tesouro Prefixado 2029.

Então, para continuarmos com a nossa explicação, vamos desenhar um fluxo de renda da seguinte forma:

Fluxo de renda passiva tesouro direto - turn wise

Observe que a primeira seta é apontada para baixo como referência ao desembolso do capital para investimento e, as demais setas para cima significam entrada de caixa.

Como os juros são semestrais, basta pegar a data de vencimento de um título e calcular mais 6 meses. Por exemplo, o tesouro IPCA + 2026 possui vencimento em 15/08/2026, ou seja, ele paga juros em agosto e em fevereiro de cada ano.

Como o IPCA + 2026 e 2050 possuem mesmo mês de vencimento, logo pagam na mesma data e, escolhemos somente um para fins didáticos.

Para tornar a nossa explicação melhor, observe como seria um fluxo de renda anual.

Fluxo de renda passiva 1 tesouro direto - turn wise

Assim, utilizando o mesmo raciocínio, o IPCA 2035 possui vencimento em 15/05/2035, ou seja, paga juros semestrais em maio e em novembro de cada ano. E, o fluxo de renda ficaria da seguinte forma:

Fluxo de renda passiva 2 tesouro direto - turn wise

Dessa forma, continuando com o nosso raciocínio, o tesouro prefixado 2029, que possui vencimento 01/01/2029, paga juros semestrais em janeiro e em julho de cada ano. E, mais uma vez, o fluxo de renda aumentaria da seguinte forma:

Fluxo de renda passiva 3 tesouro direto - turn wise

Conclusão

Vimos que criar um fluxo de renda passiva não é difícil. Você não precisa garimpar por imóveis em boas locações e com bons locatários.

Também, não precisa ficar estudando por ações que pagam bons dividendos se você não possui um perfil para tal. Afinal, as ações podem valorizar ou desvalorizar o seu preço e isso pode te causar desconforto.

Então, se adequando para os perfis mais conservadores, você pode criar um fluxo de renda passiva com o tesouro direto e contar com a segurança dessa ótima aplicação e ainda gerar renda com essa ativo.

Atualmente, no mundo dos investimentos, pode-se realizar infinitas estratégias com os mais diversos ativos e, o limite para tais variações está no seu conhecimento.

Conte conosco para aprender mais, se desejar entrar em contato, nos envie um e-mail ou clique aqui.

Obrigado pela leitura

Ruan

 

Link externo: http://www.anbima.com.br/pt_br/noticias/aplicacoes-financeiras-das-pessoas-fisicas-alcancam-r-2-7-trilhoes-em-2017.htm

0/5 (0 Reviews)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ruan Nogueira

Ruan Nogueira

Especialista em Investimentos

Artigos relacionado:

Este post tem 2 comentários

  1. Gostei muito do seu post, vou acompanhar o blog. Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito.

    1. Muito obrigado pelo comentário Marcos. Que bom que passou a acompanhar o nosso blog. Depois, dê uma olhada nas outras matérias que nos temos sobre o Tesouro Direto.

Deixe uma resposta

Novidades

Receba em seu email todas as novidades da Turnwise. E saiba antes de todos as novidades que vão te levar a conquistar sua liberdade financeira.