Tesouro Direto: Como obter ganhos acima da média

Tesouro Direto ganhso acima taxa contratada - turn wise

Tesouro Direto: Como obter ganhos acima da média

Tesouro Direto: Ganhos acima do contratado

Ultimamente, cada vez mais pessoas estão buscando novas alternativas de investir o dinheiro. E, conforme as pessoas vão aprimorando seus conhecimentos, novas possibilidades de ganhos aparecem ou, novos investimentos são descobertos.

Além disso, passam a perceber que as aplicações bancárias não são as melhores. Existem aplicações tão seguras quanto as bancárias e com rendimentos muito superiores.

Todavia, além dos bancos possuírem aplicações que rendem menos o seu dinheiro. Eles ainda cobram taxas que em outras instituições, como corretoras independentes, não cobram mais.

Por exemplo, no Tesouro Direto, as corretoras independentes não cobram taxas de custódia para você possuir esse título, tal fato que é ainda cobrado pelos grandes bancos.

Veja no link ao final do artigo o quanto as instituições cobram para você investir no tesouro direto e, passe a ter uma noção do quanto você perde por aplicar o seu dinheiro em instituições bancárias.

E, falando sobre o tesouro direto, você sabia que é possível obter ganhos acima da taxa contratada? Não?!

Continue lendo esse artigo e descubra essa estratégia.

 

banner ebook introdução ao tesouro direto

 

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, por meio da internet. Antes, somente as grandes instituições podiam negociar esses títulos.

Ao emitir títulos, o governo se capitaliza para financiar atividades do governo federal, tais como educação, saúde e infraestrutura e, você investidor, recebe o seu dinheiro de volta ao final do prazo com juros. Dessa forma, ambos saem ganhando.

Dentre os variados tipos de títulos com as diversas taxas e vencimentos, o tesouro direto é um investimento em que é possível investir tanto em títulos pré-fixados quanto pós-fixados.

Por exemplo, veja abaixo o informe dos títulos disponíveis no site do Tesouro Direto. Observe que para cada título, existe um prazo de vencimento, taxa pactuada, preço unitário e valor mínimo para começar.

Titulos disponiveis - turn wise

Embora os títulos possuam um vencimento, você não precisa leva-los até o final. Você pode vende-los antes ao governo e pegar a sua grana de volta de acordo com as suas necessidades. E, pode até ganhar mais ao resgatar o título antes do prazo do que levá-lo até o final.

Ficou interessado? Continue lendo.

Como obter ganhos acima da taxa contratada?

Ao investir no tesouro direto, você compra os títulos a um determinado preço com uma taxa pactuada, sendo pós-fixado ou pré-fixado, e com um prazo de vencimento.

Porém, embora os títulos possuam uma taxa final, eles são negociados diariamente pelas instituições e, o governo, diariamente, informa as novas taxas e preços de negociação.

Então, pode acontecer de você comprar um título com um determinado preço e, após alguns meses, o novo preço de negociação estar acima do que você comprou.

Por exemplo, dê uma olhada abaixo:

rentabilidade tesouro direto - turn wise

Observe no ponto A que os títulos foram comprados em datas diferentes e por isso apresentam rentabilidades contratadas diferentes conforme no ponto B.

Porém, perceba que a taxa contratada está muito inferior a taxa anualizada (taxa referente ao valor real do título) no ponto C. Ou seja, mesmo que você tenha uma boa taxa até o final do vencimento, o título apresenta rentabilidade superior antes do prazo. Tal fato confirmado no ponto D.

Tal explicação fica mais evidente no gráfico abaixo:

rentabilidade antecipada - turn wise

Observe que a constante linha verde representa a rentabilidade teórica, ou a contratada e, a oscilante linha azul representa a variação diária do preço do título.

Se a linha azul estiver acima da verde, você recebe mais dinheiro se resgatar antes do prazo. Se, a linha azul estiver abaixo da linha verde, caso você resgate ates do prazo, você perde dinheiro.

Conclusão

Embora o investimento no Tesouro Direto seja o investimento mais seguro do país, afinal, você está investindo na instituição mais segura do sistema financeiro, você pode ter umas surpresas ao longo do caminho.

Ao investir no Tesouro, é necessário criar um plano e escolher o título mais ideal para seus objetivos e necessidades. Como vimos, é possível obter ganhos acima da média ao realizar resgates antecipados como, também, pode ocorrer perdas.

Então, antes de aplicar, dedique um pouco mais de tempo a sua estratégia.  Monitore mensalmente se ela está de acordo com a expectativa. Faça sempre o acompanhamento e observe se ao realizar um resgate antecipado, você está ganhando ou perdendo em relação ao que aplicou. Às vezes, pode ser melhor esperar mais um tempo para não amargurar perdas.

Como vimos, é possível obter ganhos acima de 20% ao ano através de títulos públicos. Caso queria montar uma estratégia semelhante, entre em contato conosco.

Obrigado pela leitura.

Ruan

Link externo: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-ranking-dos-agentes-de-custodia

0/5 (0 Reviews)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ruan Nogueira

Ruan Nogueira

Especialista em Investimentos

Artigos relacionado:

Deixe uma resposta

Novidades

Receba em seu email todas as novidades da Turnwise. E saiba antes de todos as novidades que vão te levar a conquistar sua liberdade financeira.