Tesouro Direto para a sua aposentadoria

aposentadoria tesouro direto - turn wise

Tesouro Direto para a sua aposentadoria

Aposentadoria: planeje sua terceira idade tranquila com o Tesouro Direto

Na vida, uma coisa é certa. A idade chega para todos. Não importa se você possui pouco ou muito dinheiro, você irá envelhecer e, talvez antes mesmo do que perceba.

E, sabe o que mais as pessoas não se preocupam? A aposentadoria.

Você já parou para pensar em como vai se aposentar?

Não?!

Então, você acha que vai conseguir trabalhar a vida toda?

Por isso, eu já te adianto que você não vai conseguir trabalhar a vida toda e que contar somente com o INSS não será uma boa escolha.

Porque, chegará uma hora em que você não terá mais o mesmo fôlego que antes, e estender os horários no trabalho serão mais cansativos que o normal.

Portanto, já sabe quem irá “te manter” até os momentos finais de sua vida?

O seu dinheiro que você tanto juntou e investiu. Você não achou que seria o nosso perfeito sistema de saúde público ou o INSS, certo?!

“É possível ser jovem sem ter dinheiro, mas não se pode ser velho sem ele”.

– Tennessee Williams

banner ebook introdução ao tesouro direto

 

Como planejar a aposentadoria?

 Agora, que você já entendeu que é preciso começar a planejar a sua aposentadoria, é necessário tomar algumas atitudes. Tais como:

  • Investir o seu dinheiro para o longo prazo e;
  • Escolher aplicações que obtenham ganhos acima da inflação.

·      Ao investir para o longo prazo, você deixa que os juros compostos atuem por mais tempo em seu dinheiro e, consequentemente, faz com que seja construído uma riqueza para toda vida. 

 “Os juros compostos são a força mais poderosa do universo e a maior invenção da humanidade, porque permite uma confiável e sistemática acumulação de riqueza”.

 – Albert Einstein

Desta maneira, para você viver bem quando parar de trabalhar, é fazer um bom planejamento que não contemple somente os próximos meses, mas sim os próximos anos ou até as próximas décadas.

Porém, não adianta investir para a sua aposentadoria se você não tomar cuidado com os investimentos escolhidos.

Tão errado quanto não investir o seu dinheiro poupado, é investi-lo de forma errada. Pois, ao investir errado o seu dinheiro, os juros não retornam a você, eles são repassados para as instituições com suas altas taxas administrativas. Ao invés do seu dinheiro te deixa-lo mais rico, ele deixa os outros mais ricos.

Todavia, não caia também na besteira de continuar a deixar o seu dinheiro na poupança, com sua baixa rentabilidade onde quase ultrapassa a inflação, isso quando não perde para ela.

Assim, para investir a longo prazo, ou para a aposentadoria, não se deve pensar somente nos rendimentos. Mas, sim, como esses rendimentos estão de acordo com o seu padrão de vida ou poder de compra. Em suma, como esses rendimentos estão em relação a inflação.

Afinal, deve-se compensar a inflação para que seja mantido o seu bom padrão de vida.

Mas, como investir recorrentemente e obter ganhos acima da inflação de forma consistente?

Tesouro direto para a sua aposentadoria

Dentre os diversos tipos de títulos do tesouro direto, existe um que se destaca muito bem para investimentos a longo prazo, ou para a sua aposentadoria: O Tesouro IPCA +.

Esse título rende uma taxa fixa, definida no momento da aplicação (atualmente, acima dos 5% ao ano), mais a variação do IPCA, que é o índice oficial da inflação. Ou seja, não importa se a inflação dispare, o seu dinheiro também irá ser compensado.

Além disso, conta com baixo custo operacional e o imposto é recolhido somente sobre o lucro no vencimento do título. Quanto mais tempo aplicado, menor a alíquota de imposto a ser paga. Variando no início em 22,5% e chegando até 15%.

Por exemplo, veja abaixo uma simulação feita no site do tesouro direto onde com pouco investimento inicial e com pequenos aportes mensais, porém, recorrentes, chega-se ao dobro do resultado do investimento feito pela poupança, mantendo os mesmos valores de investimento.

aposentadoria tesouro direto - turn wise

Para realizar a sua própria simulação, veja o site de simulação do tesouro direto no link

Conclusão

Para planejar e investir em sua aposentadoria não é um bicho de 7 cabeças e nem um problema matemático do século.

Existem investimentos que, feitos de forma planejada e consistentes, garantem uma boa vida na terceira idade e, o Tesouro Direto é um desses investimentos. 

Com uma boa variedade de títulos com prazos diferentes e com baixo capital para começar, em torno de R$ 30, o tesouro direto alcança uma vasta gama de investidores. Desde o iniciantes até os mais avançados.

Todavia, sabemos que realizar uma escolha tão importante pode ser difícil, afinal, é necessário montar um planejamento bem estruturado. Para te ajudar então a tomar essa escolha, fale conosco e tire as suas dúvidas. 

Obrigado pela leitura.

Ruan   

0/5 (0 Reviews)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ruan Nogueira

Ruan Nogueira

Especialista em Investimentos

Artigos relacionado:

Deixe uma resposta

Novidades

Receba em seu email todas as novidades da Turnwise. E saiba antes de todos as novidades que vão te levar a conquistar sua liberdade financeira.