Por que desenvolver sua Inteligência Financeira é extremamente importante?

902596

Por que desenvolver sua Inteligência Financeira é extremamente importante?

Por que desenvolver sua Inteligência Financeira é extremamente importante?

Há alguns anos, usámos dinheiro vivo para, praticamente, qualquer tipo de compra. Ok, por vezes eram usados cheques também. Com a evolução da tecnologia e o maior acesso à informação, a maneira de usarmos o dinheiro mudou! Cheques já são obsoletos, o próprio dinheiro vivo tem sido substituído por transferências eletrônicas, cartões de crédito e débito e no caso de compras online, podemos optar por empresas como PayPal, Mercado Pago, PagSeguro, para processar pagamentos. Com isso, o consumo de produtos fica muito mais fácil e rápido, e é exatamente aí que mora o perigo e a razão da necessidade de desenvolvermos nossa Inteligência Financeira.

É normal ouvirmos de algumas pessoas que dinheiro não traz felicidade, já outras, dizem que dinheiro compra felicidade. Não importa em qual desses dois grupos você se enquadra, a verdade é que enquanto estivermos vivendo nesse planeta, iremos precisar de dinheiro até o último suspiro de nossas vidas. Por que, então, não desenvolver uma relação de companheirismo com dinheiro? Por que não juntarmos o suficiente para termos mais liberdade no futuro? De uma maneira geral, é isso que pessoas com Inteligência Financeira desenvolvida conquistam. LIBERDADE! Liberdade para não depender de um salário no final do mês, liberdade para viajar para onde quiser, ter o carro e a casa que quiserem e até mesmo, liberdade para abrir seu próprio negócio.

Porém, Inteligência Financeira envolve muito mais coisas que apenas saber sobre investimentos, envolve principalmente, autoconhecimento.

Cinco motivos para você desenvolver sua Inteligência Financeira:

#1 Não depender do Governo para aproveitar sua aposentadoria.

Na verdade não importa quem é o Presidente atual do nosso país, importa saber que quanto menos dependermos do Governo para conquistar nossos objetivos, mais independentes seremos. A função primordial do Governo é zelar pela segurança da população e oferecer serviços básicos de qualidade (água, luz, saneamento básico, …) e se nem isso temos nos dias de hoje, você realmente acha que poderemos contar com a Contribuição Social para daqui a 20, 30, 40 anos?! Um belo exemplo é a Reforma da Previdência, gerando caos e nos avisando que deveremos trabalhar mais par ganhar menos. Simplesmente, não faz sentido. Sem contar os salários atrasados dos servidores públicos em algumas partes do País. Se os Governantes não sabem cuidar do próprio caixa, acho difícil darem o devido tratamento as nossas aposentadorias.

#2 Encontrar o equilíbrio entre gastar e investir.

Antigamente o caminho para conquistar a aposentadoria era abdicar de alguma coisa hoje para ter dinheiro no futuro. Pensar dessa forma faz com que as pessoas que já não têm interesse em aprender mais sobre finanças e investimentos se afastem ainda mais do assunto. Afinal, de que vale viver uma vida se deixarmos de aproveitar o agora?? O segredo é encontrar o equilíbrio entre gastar e investir. Se estruturarmos nossas finanças todos os meses, separarmos sempre uma parte para investir, outra parte para pagar as contas e outra para gastar, estaremos no caminho certo! Infelizmente muitos só pensam no agora e chegam a gastar mais que ganham, vivendo num mundo de dívidas.

#3 Fugir de Investimentos ruins.

Fugir da poupança já é uma realidade. As pessoas estão entendendo que a remuneração da poupança tem sido muito inferior a outros tipos de investimento. A remuneração da poupança é tão baixa que, além de perder ótimas oportunidades de investimento, a pessoa que deixa o dinheiro lá, na verdade, está perdendo dinheiro, pois a rentabilidade é abaixo da inflação, corroendo seu poder de compra. Infelizmente, fugir da poupança não quer dizer que você esteja escolhendo um lar seguro para sua grana, existem opções muito ruins dentro dos bancos também. De maneira geral, os grandes bancos usam seu dinheiro para emprestar para outros bancos ou pessoas e ainda te recompensam de maneira ineficaz. É um empréstimo barato para eles, 1×0 banco!
Se você possui algum investimento no seu banco, um Fundo de Investimento do banco, por exemplo, procure saber a rentabilidade dos últimos dois, três, cinco anos. Se estiver abaixo do CDI, provavelmente estará, você está perdendo dinheiro. 2×0 banco!!
Se você possuir um CDB fica até mais fácil de saber, basta olhar a rentabilidade contratada. Muito provavelmente, seu banco te remunera abaixo ou muito abaixo de 100% do CDI…. 3×0 banco!

#4 Ter uma reserva de segurança.

Pessoas com Inteligência Financeira além de não investirem através de grande bancos, sabem que não existe um melhor investimento para aplicar a grana. Para ter sucesso nos investimentos, além de escolher a melhor taxa alinhado ao tempo, é preciso também ter uma reserva de segurança. Caso haja algum imprevisto, não será necessário se desfazer de investimentos que estejam rendendo bem!

#5 Ganhos não financeiros.

A primeira vantagem que pode aparecer quando falamos em investir é acumular riqueza, ter ganho de capital, ficar rico! Acontece que existem muitos ganhos além do financeiro. Na verdade, para conquistar a riqueza você irá a prender a ter FOCO para dizer não a cada vez que tiver vontade de comprar algo que não seja realmente necessário naquele momento. Precisará ter DISCIPLINA para estar sempre investindo uma parte da sua receita. COMPROMETIMENTO com sua meta financeira e com qualquer outro objetivo na sua vida. ORGANIZAÇÃO, escreva todos os seus gastos no mês, na semana e até mesmo todos os dias, dessa maneira, você saberá onde pode economizar mais.

De fato, a maneira de consumir mudou e por isso precisamos cada vez mais ter o controle sobre nossas finanças, ou então, acabaremos cada vez mais endividados, cada vez mais longe da liberdade. Os seus sonhos, serão apenas sonhos…

Eduque-se financeiramente, desenvolva sua Inteligência Financeira!

Até a próxima,

 

0/5 (0 Reviews)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Rafael Dadoorian

Rafael Dadoorian

Assessor de Investimentos

Artigos relacionado:

Deixe uma resposta

Novidades

Receba em seu email todas as novidades da Turnwise. E saiba antes de todos as novidades que vão te levar a conquistar sua liberdade financeira.