7 maneiras diferentes de investir e não pagar imposto de renda

nvestir-sem-pagar-imposto-turn wise

7 maneiras diferentes de investir e não pagar imposto de renda

Como Investir E Não Pagar Imposto De Renda???

Aprender a poupar e a investir é com certeza uma das melhores iniciativas para multiplicar o seu dinheiro, porém, algumas pessoas desanimam quando descobrem que devem que pagar imposto para isso. Neste artigo eu vou te ensinar a como investir sem pagar imposto de renda ou investimentos isentos de taxas. Legalmente, claro!

Primeiro vamos partir do princípio. Você não paga imposto sobre o seu dinheiro que já foi debitado. Não é o imposto sobre o imposto, mas, sim, você paga ao realizar alguns investimentos e sobre o lucro.

Eu disse alguns. Isso mesmo, você não precisa pagar taxas sobre todos os investimentos.

Ficou interessado? Deseja aprender a investir sem pagar taxas?

Então, vamos lá!

O que é investir?

Bem, não podíamos adiantar o conteúdo sem ensinar a você a parte primordial. Não se ensina ninguém a correr sem antes ter ensinado a andar.

O que é investir?

De uma forma bem simples, investir é colocar o seu dinheiro para trabalhar para você ao passo dos juros compostos, ou seja, o seu dinheiro vai trabalhar para você e gerar mais dinheiro. Esse novo capital formado será a nova base de cálculo para fazer mais dinheiro ainda.

Por exemplo, olhe a imagem abaixo e entenda como funciona.

juros compostos - investir sem pagar imposto - investimentos isentos - turn wise

Então, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, mais capital será construído, mas, se você não tem muito dinheiro, aprenda a como construir um patrimônio com pouco através da nossa assessoria de investimentos.

Essa foi a explicação bem resumida, mas, não é bem assim. A taxa de crescimento do seu dinheiro vai depender e, muito, da taxa de juros que ele está aplicado. 

banner ebook introdução ao tesouro direto

Ao aplicar o seu dinheiro, em determinadas aplicações, você tem que pagar imposto referente ao lucro (ganho). Para alguns investimentos é possível pagar alíquotas menores se o dinheiro ficar mais tempo aplicado.

Porém, existem outros investimentos em que você não precisa pagar imposto. Isso mesmo. Independente do prazo que o seu dinheiro ficar aplicado, você não precisa pagar taxas.

Para te ajudar eu listei 7 investimentos isentos em que você pode investir sem pagar imposto e outras taxas.

LCI

LCI - investir sem pagar imposto - investimentos isentos - turn wise

A Letra de Crédito Imobiliário ou mais conhecida como LCI é um dos investimentos que lastreiam o setor imobiliário. E, por isso, recebe o incentivo do governo e não é cobrado o imposto de renda.

A LCI é um investimento emitido pelas instituições bancárias e é coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que é uma instituição sem fins lucrativos que visa a proteger parte do capital do investidor caso a instituição emissora da aplicação quebre.

LCA

LCA - investir sem pagar imposto - investimentos isentos - turn wise

Muito parecido com a LCI, a Letra de Crédito do Agronegócio ou mais conhecida como LCA é um investimento que visa fomentar e lastrear o setor do agronegócio. Como é incentivado pelo governo, esse é um dos investimentos isentos em que você pode investir sem pagar taxas nesse tipo de aplicação.

A LCA também é coberta pelo Fundo Garantidor de Crédito.

CRI

CRI - investir sem pagar imposto - investimentos isentos - turn wise

Bastante parecida com a LCI, o investimento em Créditos Recebíveis de Imóveis é isento do imposto de renda. Essa aplicação, do contrário da LCI que é emitida por instituições bancárias, é emitida por securitizadoras.

Por isso, a CRI não é coberta pelo FGC e exige uma maior atenção e cuidado do investidor ao selecionar alguma para fazer parte da sua carteira de investimentos.

CRA

Esse investimento pode se assemelhar com a LCA, porém, possui as suas particularidades. O Crédito de Recebíveis do Agronegócio é um investimento isento de taxas pois fomenta a expansão das atividades no setor rural.

Assim como a CRI, a CRA não é coberta pelo FGC e exige maiores cuidados e precauções na hora de investir o se dinheiro. Não adianta procurar investir sem pagar imposto se no final do período, o seu dinheiro quebrou junto com a instituição emissora. Investimentos isentos são ótimas opções mas, devem ser bem estudados antes da aplicação.

Por outro lado, não quer dizer que é um péssimo investimento. A realidade é que sempre existe o risco, independente do investimento, basta fazer uma boa análise antes de aplicar.

FII

FII - investir sem pagar imposto - investimentos isentos - turn wise

Os Fundos de Investimento Imobiliários são fundos fechados cujo objetivo é fomentar o setor imobiliário. O FII funciona como uma comunhão ou condomínio onde os investidores reúnem o capital para comprar grandes empreendimentos imobiliários tais como shopping centers, universidades, hospitais e agências bancárias.

O locatário que arrenda esse imóvel deve pagar imposto ao locador, que é o fundo imobiliário e você por fazer parte do fundo recebe parte do aluguel proporcional a sua quantidade de cotas isenta de imposto de renda.

Dessa forma, você pode construir uma carteira de fundos imobiliários em que você pode receber mensalmente esse aluguel. O FII se destaca em relação ao investimento em imóvel físico porque você pode investir com muito pouco dinheiro e os dividendos das cotas são isentos de imposto de renda. Enquanto, em um imóvel normal, além de ser exigido uma quantia muito maior para aplicar, o aluguel sofre a taxação de imposto.

Debêntures Incentivadas

Debentures Incentivadas - investir sem pagar imposto - investimentos isentos - turn wise

Bem parecido com a maioria dos investimentos, investir em debêntures é comprar títulos de dívida de empresas. E, com isso, as empresas visam se capitalizarem e aumentarem o seu caixa.

As debêntures incentivadas são os títulos de dívidas de empresas que investem no setor de infraestrutura e por isso, o governo oferece o incentivo de não cobrar o imposto de renda.

Dessa forma, você pode investir sem pagar taxas e ter uma boa rentabilidade. Porém, é necessária uma atenção extra. Porque, esse tipo de investimento não conta com a cobertura do FGC. Então, nesse caso, para um investidor pouco atento, procurar por investir sem pagar imposto, ou por investimentos isentos, podem se tornar uma armadilha para o bolso. 

O rendimento desse ativo pode se dar de três formas diferentes: pós-fixado, pré-fixado ou híbrido (mistura das duas modalidades).

Venda de ações até R$ 20 mil

Sim. Você pode ser isento de taxas caso venda até R$ 20.000 em ações no mês. Um bom valor para compor uma renda.

Mas, deve se prestar bastante atenção as regras. Não é para qualquer caso.

Como assim?

Esse tipo de isenção só acontece se você realizar operações swing trade, que são operações de compra e venda realizadas em dias diferentes. Agora, caso você faça a compra e venda no mesmo dia, é caracterizada como day trade e por isso são cobradas taxas, independentemente do valor operado.

Conclusão

Infelizmente pela crença do Brasil ser o país que se paga mais imposto e pela falta de conhecimento das pessoas e investidores, a cultura de investir o dinheiro passa a ser deixada de lado ou, muitas vezes, desencorajada. E, algumas situações, onde se pode tirar vantagem de algumas aplicações são deixadas de lado.

Por isso, listei aqui alguns investimentos isentos onde você pode investir sem pagar imposto e aprender que no mercado financeiro é possível fazer dinheiro, de inúmeras formas diferentes.

Além disso, caso você queira aprender sobre outros investimentos, leia nossa matéria onde você pode aprender a investir 5 mil reais. Ou, se quiser aprender mais sobre CDBs, temos um conteúdo especial para você. E, caso queria aprender mais sobre os riscos envolvidos, temos um conteúdo para isso.

Então, espero ter te ajudado a você nessa trajetória de aprendizado. Continue seguindo a nossa página e aprenda muito mais.

Obrigado pela leitura.

Juntos pela sua liberdade financeira.

Ruan

5/5 (2 Reviews)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ruan Nogueira

Ruan Nogueira

Especialista em Investimentos

Artigos relacionado:

Este post tem 4 comentários

  1. To aprendendo muitas coisas muito bom.

    1. Que legal Beatris, ficamos feliz em saber disso. Conte com a gente!

Deixe uma resposta

Novidades

Receba em seu email todas as novidades da Turnwise. E saiba antes de todos as novidades que vão te levar a conquistar sua liberdade financeira.