5 motivos para você investir no Tesouro Direto e nunca mais ter dúvida

5 motivos para investir no Tesouro Direto - turn wise

5 motivos para você investir no Tesouro Direto e nunca mais ter dúvida

5 motivos para investir no Tesouro Direto

Investir no Tesouro Direto é como abrir uma grande caixa de oportunidades pois, você pode ter diversas vantagens e possibilidades em um único tipo de aplicação.

E, quer saber de uma coisa? Diversas pessoas ainda não estão aproveitando essa grande oportunidade.

Por isso, eu listei 5 motivos para investir no Tesouro Direto e, com certeza, você não terá mais dúvidas.

Então, vamos aprender comigo?

 

banner ebook introdução ao tesouro direto

 

Por que você deve investir?

Antes de começar, eu vou te explicar o porquê você deve investir.

Atualmente, é comum ouvir pessoas falando que não sabem como ou onde investir com pouco dinheiro. Entretanto, muitas delas não investem por acreditar em mitos ao invés de procurar ajuda.

Além do ato de poupar, investir o seu dinheiro pode te proporcionar o alcance de vários objetivos em pouco tempo. Por exemplo, uma viagem, compra da casa própria e até mesmo uma aposentadoria planejada além da criação de uma reserva de emergência para ocasiões inesperadas.

Além disso, o dinheiro investido de forma certa pode te ajudar, e muito, além do que você imagina. E, nesse artigo vou explicar a você a importância de investir através do Tesouro Direto.

Motivo #1: Variedade de títulos

O Tesouro Direto tem uma boa variedade de títulos disponíveis. Portanto, você consegue escolher um que se adeque ao seu perfil e objetivo de investimento.

Por exemplo, existem cinco tipos de títulos, divididos em duas categorias: os pré-fixados e os pós-fixados.

Títulos pré-fixados

Investir em títulos pré-fixados é investir sabendo exatamente o quanto irá receber no futuro até o vencimento, independente das mudanças econômicas, pois a rentabilidade do título é pré acordada no momento da aplicação.

tesouro pre fixado - turn wise

Dentre os títulos pré-fixados, existem: o Tesouro pré-fixado (LTN) e o Tesouro pré-fixado com juros semestrais (NTN-F).

A Letra do Tesouro Nacional (LTN) é um título que possui sua rentabilidade fixada. Caso mantido até o vencimento, o investidor receberá R$ 1.000 para cada unidade do papel (ou proporcional de acordo com a fração contratada do título).

Já a NTN-F, que também possui sua rentabilidade definida no momento da compra, conta com o diferencial do pagamento dos juros. Ao invés de receber ao final da aplicação, o investidor receberá os juros a cada seis meses.

Títulos Pós-fixados

Ao contrário da categoria de pré-fixados, os títulos pós-fixados possuem sua rentabilidade atrelada a algum índice, que pode ser o CDI (certificado de depósito interbancário) ou o IPCA (inflação) na maioria das vezes.

tesouro pos fixado - turn wise

Os títulos pós-fixados são: Tesouro IPCA + (NTN-B Principal), Tesouro IPCA + com juros semestrais (NTN-B) e Tesouro Selic (LFT).

O Tesouro IPCA + é um título que acompanha a variação da inflação (IPCA) somada a uma taxa pré-fixada, ou seja, garante a proteção do investidor contra as variações da inflação, pois a rentabilidade total do título será superior a inflação.

O Tesouro IPCA + com juros semestrais é um título que também possui rendimento atrelado a inflação somado a uma taxa pré-fixada. Porém, esse título possui o diferencial de pagar a rentabilidade a cada seis meses.

Já o Tesouro Selic é um título que acompanha a taxa básica de juros da economia, sendo um importante investimento para quem deseja criar um fundo para emergências. Pois, ao resgatar, não possui variação de taxas.

Em qualquer um dos títulos apresentados, seja ele pré ou pós-fixado, o investidor é livre para vende-los antes do vencimento, já que o Tesouro Direto proporciona liquidez diária.  Porém, ao vender um título antecipadamente o mesmo fica sujeito ao valor do preço de mercado, o que pode trazer uma rentabilidade maior ou menor do que a contratada.

Motivo #2: Investimento para a sua aposentadoria

Como vimos, existem cinco tipos de títulos e, dentre eles, existe um que se destaca muito bem para investimentos a longo prazo, ou para a sua aposentadoria: O Tesouro IPCA +.

Esse título rende uma taxa fixa, definida no momento da aplicação (atualmente, acima dos 5% ao ano), mais a variação do IPCA, que é o índice oficial da inflação. Ou seja, não importa se a inflação dispare, o seu dinheiro também irá ser compensado.

Por exemplo, veja abaixo uma simulação feita no site do tesouro direto onde com pouco investimento inicial e com pequenos aportes mensais, porém, recorrentes, chega-se ao dobro do resultado do investimento feito pela poupança, mantendo os mesmos valores de investimento.

Além disso, contam com baixo custo operacional e o imposto é recolhido somente sobre o lucro no vencimento do título. Quanto mais tempo aplicado, menor a alíquota de imposto a ser paga. Variando no início em 22,5% e chegando até 15%.

Motivo #3: Estratégia com ganhos acima da taxa contratada

Ao investir no Tesouro Direto, você compra os títulos a um determinado preço com uma taxa pactuada, sendo pós-fixado ou pré-fixado, e com um prazo de vencimento.

Porém, embora os títulos possuam uma taxa final, eles são negociados diariamente pelas instituições e, o governo, diariamente, informa as novas taxas e preços de negociação.

Então, pode acontecer de você comprar um título com um determinado preço e, após alguns meses, o novo preço de negociação estar acima do que você comprou.

Por exemplo, dê uma olhada abaixo:

tabela taxa de titulos - turn wise

Observe no ponto A que os títulos foram comprados em datas diferentes e por isso apresentam rentabilidades contratadas diferentes conforme no ponto B.

Porém, perceba que a taxa contratada está muito inferior a taxa anualizada (taxa referente ao valor real do título) no ponto C. Ou seja, mesmo que você tenha uma boa taxa até o final do vencimento, o título apresenta rentabilidade superior antes do prazo. Tal fato confirmado no ponto D.

Tal explicação fica mais evidente no gráfico abaixo:

preco real - tesouro - turn wise

Observe que a constante linha verde representa a rentabilidade teórica, ou a contratada e, a oscilante linha azul representa a variação diária do preço do título.

Se a linha azul estiver acima da verde, você recebe mais dinheiro se resgatar antes do prazo. Se, a linha azul estiver abaixo da linha verde, caso você resgate ates do prazo, você perde dinheiro.

Motivo #4: Criação de renda passiva

Antes de começarmos, vamos dar uma olhada nos títulos disponíveis no site do tesouro direto:

titulos disponiveis tesouro direto - turn wise

Observe que dentre os títulos negociados, existem 4 títulos que pagam juros semestrais. Tais como: Tesouro IPCA + 2026, 2035 e 2050; além do Tesouro Prefixado 2029.

Antes de continuarmos com a nossa explicação, vamos desenhar um fluxo de renda da seguinte forma:

Fluxo de renda - turn wise

Observe que a primeira seta é apontada para baixo como referência ao desembolso do capital para investimento e, as demais setas para cima significam entrada de caixa.

Como os juros são semestrais, basta pegar a data de vencimento de um título e calcular mais 6 meses. Por exemplo, o tesouro IPCA + 2026 possui vencimento em 15/08/2026, ou seja, ele paga juros em agosto e em fevereiro de cada ano.

Para tornar a nossa explicação melhor, observe como seria um fluxo de renda anual.

fluxo de renda 3 - turn wise

Assim, o IPCA 2035 possui vencimento em 15/05/2035, ou seja, paga juros semestrais em maio e em novembro. E, o fluxo de renda ficaria da seguinte forma:

fluxo de renda 4 - turn wise

Continuando, o tesouro prefixado 2029, que possui vencimento 01/01/2029, paga juros semestrais em janeiro e em julho de cada ano. E, mais uma vez, o fluxo de renda aumentaria da seguinte forma:

fluxo de renda 5 - turn wise

Motivo #5: Baixo investimento

Para finalizar, lembra que eu falei que para investir no Tesouro Direto não precisa começar com muito dinheiro? Não?!

Então, vamos dar mais uma olhada nos títulos disponíveis, e observar o valor mínimo para começar a investir.

titulos disponiveis - valor minimo - turn wise

Observe os valores mínimos para começar a investir. Para investir no Tesouro Direto, é possível comprar 1% do valor do título e, para não causar confusão, o próprio governo já te informa o mínimo necessário para você poder começar a investir.

Observe que, para começar não precisa ter muito dinheiro, com valores próximos a R$ 30,00 você já pode começar.

Conclusão

Agora que você não tem mais dúvidas sobre o Tesouro Direto, já pode começar a investir e aproveitar esse investimento que, parece como uma caixa de oportunidades.

Mas, cuidado, antes de investir, faça um bom planejamento. Observe qual título se enquadra melhor de acordo com as suas necessidades e objetivos. Uma má escolha pode não trazer o rendimento esperado.

Então, para você realizar a escolha ideal para você, entre em contato conosco.

Para realizar algumas simulações no próprio site do tesouro, clique aqui.

Obrigado pela leitura.

Ruan

 

 

 

 

5/5 (1 Review)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ruan Nogueira

Ruan Nogueira

Especialista em Investimentos

Artigos relacionado:

Deixe uma resposta

Novidades

Receba em seu email todas as novidades da Turnwise. E saiba antes de todos as novidades que vão te levar a conquistar sua liberdade financeira.