Investimentos em Longo Prazo: Uma sábia escolha

Investimentos em Longo Prazo: Uma sábia escolha

Investimentos em Longo Prazo: Uma sábia escolha

Investimentos em Longo Prazo

Investimentos em longo prazo são uma maneira de multiplicar, e muito, o seu capital através dos juros compostos ao longo do tempo e conseguir uma renda passiva para a vida toda.

São várias as formas de conseguir multiplicar seu capital através de investimentos em longo prazo e dentre dessas formas, podemos dividir em dois grupos: através da Renda Fixa ou através da Renda Variável.

Algumas pessoas possuem dificuldade ou escolhem erroneamente qual dessas categorias a seguir. Muitos são atraídos pela possibilidade da alta rentabilidade da renda variável ou pela constante rentabilidade da renda fixa, mas nem sempre a renda variável apresenta ganhos e nem sempre a taxa de juros está alta na renda fixa, deixando algumas pessoas frustradas.

Se isso também já aconteceu com você, leia essa matéria e saiba a diferença entre esses investimentos.

 

banner ebook introdução ao tesouro direto

 

CDI x Ibovespa

Então, para a nossa conversa de hoje, vamos utilizar como parâmetro de um lado a renda fixa representada pelo CDI e do outro a renda variável pelo Ibovespa.

Contudo, antes de começarmos, vamos a uma breve explicação de cada índice:

O CDI (Certificado de Deposito Interbancário) são títulos emitidos por instituições financeiras com o objetivo de transferir recursos entre Instituições. A taxa do CDI é muito importante na renda fixa e anda muito próximo a taxa Básica de Juros da economia, a taxa SELIC. Quando a taxa básica sobe, o CDI sobe; quando desce, o CDI também desce.

No mundo dos investimentos, o CDI funciona como uma espécie de termômetro, onde é utilizado para comparações entre os investimentos. Acima do CDI são bons investimentos, abaixo dele são ruins.

Já o Ibovespa é o principal índice do mercado de ações, foi criado em 1968 e, ao longo desses 50 anos, consolidou-se como referência para investidores ao redor do mundo. Constituído pelas ações e units exclusivamente de ações de companhias listadas na Bolsa Brasileira que atendem aos critérios de inclusão descritos em sua metodologia.

Agora que descrevemos o CDI e o Ibovespa, podemos fazer a pergunta mais importante dessa matéria:

Qual período de tempo você está observando? Ganhos no curto prazo ou no longo prazo?

CDI a longo prazo

Durante esses dias, fui questionado por um cliente quanto seria a rentabilidade do CDI em comparação com o Ibovespa num período longo, por exemplo uns 10 ou 15 anos e, o resultado também vai impressionar vocês.

Talvez por estarmos acostumados recentemente com a baixa rentabilidade da renda fixa e com os últimos ganhos do Ibovespa, que já ultrapassou sua máxima histórica, possuímos a tendência a achar que os retornos na renda variável são muito melhores que a boa e velha renda fixa.

Porém, observe atentamente o gráfico abaixo:

CDI x Ibovespa

Se assustou?

A rentabilidade do Ibovespa nos últimos 12 meses ultrapassava em 3,5 vezes o CDI no mesmo período. Se contarmos com o início do ano, janeiro até maio, o Ibovespa ultrapassa em mais de 6 vezes o CDI. Muito para um período curto, né?!

Porém, para os amantes da renda fixa, os investimentos em longo prazo compensam essa pequena observação no curto prazo.

Se observarmos o desempenho do CDI por um período, por exemplo, de 17 anos, poderemos conferir que o principal índice da renda fixa rendeu, podem acreditar, 771% contra os 464% do principal índice da renda variável.

O que isso quer dizer? Que a renda fixa sempre ganha da renda variável no longo prazo?

Nesse caso específico sim, mas não é uma regra.

O principal índice da renda fixa ganhou disparado do índice da bolsa ao longo do tempo. Porém, se olharmos de perto é possível aprendermos mais um pouco.

Ganhos na bolsa

Por mais que o CDI ganhe do Ibovespa no longo prazo, se olharmos mais de perto podemos tirar outras conclusões.

Existem mais de 300 ações listadas na Bolsa Brasileira, e separamos algumas para você observar que também é possível ganhar, e muito, com a renda variável.

Observem a tabela baixo:

Ações valorizadas
Então, é possível ter ótimas rentabilidades também com a renda variável. Percebam a rentabilidade acumulada ao longo dos períodos de observação. Embora o Ibovespa não supere o CDI, essas ações listadas acima, superam e muito a rentabilidade da renda fixa.

Mas se você é daqueles investidores que ficam no meio do caminho, ou seja,  desejam obter os ganhos da renda variável, mas gostam da “tranquilidade” da renda fixa, temos uma boa noticia:

O mercado financeiro enxergou essa falta de investimentos e foi criado o Certificado de Operações Estruturadas, o COE. Se interessou? Clique aqui e entenda mais.

Conclusão

Quando decidimos investir nosso dinheiro é inevitável que a dúvida entre renda fixa ou variável apareça. Porém, devemos ter em mente que tanto um quanto o outro possuem seus ganhos, as vezes mais rápido, as vezes mais devagar.

O mais importante é descobrir o seu perfil de investidor e respeitar seus limites. No geral, com o tempo, os investimentos em longo prazo sempre compensam, contudo você deve levar em consideração seu momento financeiro, seus objetivos e metas e só depois tomar uma decisão em relação ao investimento certo para você e pro seu bolso. Se ainda assim, você tiver dificuldade para decidir o que fazer, conte conosco para te ajudar.

Obrigado pela leitura.

Nos vemos na próxima.

Ruan

Investimentos em Longo Prazo

 

Links externos:

https://br.advfn.com/bolsa-de-valores/bovespa/magazine-luiza-MGLU3/historico

https://br.advfn.com/bolsa-de-valores/bovespa/magazine-luiza-MGLU3/historico

– https://br.advfn.com/bolsa-de-valores/bovespa/petro-rio-PRIO3/historico

 

 

0/5 (0 Reviews)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ruan Nogueira

Ruan Nogueira

Especialista em Investimentos

Artigos relacionado:

Deixe uma resposta

Novidades

Receba em seu email todas as novidades da Turnwise. E saiba antes de todos as novidades que vão te levar a conquistar sua liberdade financeira.