Ciclo Negativo

turn_wise_ciclo

Ciclo Negativo

Ciclo Negativo

Uma coisa é certa na vida, todos nós não viveremos para sempre mas, será que viver a vida como se não houvesse amanhã é a melhor maneira??? Porém, será que não estamos em um ciclo negativo que pode nos puxar para baixo?

Já perceberam que geralmente “possuímos” mais crédito do que recebemos de salário? E, quando o problema é quando estouramos esse limite. Como essa conta será paga?

Provavelmente, essa conta será paga com todo o salário ou com mais crédito de outra fonte. Já podemos perceber que uma bola de neve está crescendo, né?!

Quando eu perguntei a alguns amigos por que viver desse jeito, sabe o que me responderam? 

“Preciso aproveitar a vida enquanto estou vivo” 

Ok, beleza. Cada um vive a vida do jeito que achar melhor. Mas, vamos refletir um pouco. 

Viver a vida como se não houvesse amanhã achando que tem que aproveitar porque ou é novo ou porque tem aquele famosa expressão: “não sei quando vou morrer, então vou aproveitar hoje”. Pode gerar uma grave consequência. 

Pois, você continua vivo e com uma enorme dívida pela frente. O amanhã chegou e você tem que pagar todas as contas de ontem.

Mas, até aí tudo bem, você paga o crédito e libera de novo para usar cada vez mais. 

 

Corrida dos Ratos

 

Não acha que isso pode virar um ciclo negativo? Já ouviram a expressão “corrida de ratos” do grande escritor Robert Kyosaki? 

Então, no jogo da corrida de ratos, ocorre uma simulação onde existem dois tabuleiros. O tabuleiro maior é o tabuleiro dos sonhos, você tem um objetivo e quer alcançá-lo. No tabuleiro menor, e onde você começa o jogo, você representa um jogador que possui uma profissão normal. Estamos falando de trabalhadores assim como você e eu. Professores, cientistas, jardineiros, médicos e advogados são alguns exemplos encontrados. E essas pessoas recebem ofertas boas e ruins ao longo do jogo, gastos imprevistos e demais coisas normais na nossa vida. 

Trazendo para uma situação que pode parecer impossível que o sonho seja realizado, a pessoa começa a pensar na própria vida. Sentindo-se sem perspectiva. Porém, quando se aprende a aproveitar as oportunidades de negócio, poupar dinheiro e até se desfazer de coisas que até na vida real julgamos ser boas mas na realidade não são. Você se aproxima do seu sonho e aprende. 

Bem, o que eu quis dizer com todo esse texto é que e se estivermos todos dentro dessa corrida dos ratos? Pagamos o cartão de crédito, liberamos mais crédito para comprar roupas caras, comprarmos coisas que não precisamos e pegamos dinheiro com parentes. Fazemos as contas se as horas extras vão cair no contra cheque e enfim o dia especial. Salário. Pronto pagamos as faturas e mais crédito de novo para tudo o que podemos pagar. 

Aonde isso vai levar? 

Será que não vamos continuar sempre “presos” a mesma situação?

Muitas pessoas não preferem esperar para comprar. Preferem aproveitar o agora e se sentirem bem. Porém, o agora pode custar bem caro. 

Mais uma vez o controle financeiro pode te ajudar nessas ocasiões. Afinal, saber esperar mais um pouco pode lhe poupar meses de prestação. 

Então quando percebi que não importa a opinião dos outros e que não preciso sempre trocar de carro e realizar viagens exorbitantes, percebi o quanto podemos utilizar nossa mente e o quanto me prejudiquei por um certo período. 

Não somos aquilo o que podemos mostrar. 

Uma vez, conheci uma costureira chamada Dona Maria, que conseguiu comprar um apartamento perto de uma área nobre. Ganhando um pouco mais que um salário mínimo. Ela me disse que sempre quando recebia algum dinheiro, separava uma parte para si mesma dizendo que tinha que juntar para emergências. 

Ao longo da vida, ela conseguiu um bom dinheiro que quase pagou a casa toda. Você acha que sua história pode se encaixada para a que eu acabei de contar? 

Continua achando que não tem como sair da “corrida de ratos”?

Para quem não conhece o livro “Pai rico, Pai pobre”, fica a dica de leitura

Primeiro você deve se perguntar qual é o seu sonho. Depois planeje para alcançá-lo. 

Conte conosco para te ajudar a se planejar! 

Be Wise…

0/5 (0 Reviews)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ruan Nogueira

Ruan Nogueira

Especialista em Investimentos

Artigos relacionado:

Deixe uma resposta

Novidades

Receba em seu email todas as novidades da Turnwise. E saiba antes de todos as novidades que vão te levar a conquistar sua liberdade financeira.