A educação financeira é uma importante ferramenta na sua vida

Liberdade financeira

A educação financeira é uma importante ferramenta na sua vida

Como a educação financeira mudou minha vida???

Já sentiram a sensação de que você está indo numa direção sem nem saber aonde ela pode te levar? Já sentiram aquela sensação de que falta alguma coisa? Eu estava nessa situação há alguns anos. Pensava em como poderia conquistar um certo padrão de vida. Só imaginava o final, não conseguia visualizar cada etapa do processo. A educação financeira se encaixou nesse quebra-cabeça que parecia não ter solução. E, mais ainda, a educação financeira mudou a minha vida.

Porém, não somente me ajudou nessa etapa, ela fez muito mais por mim. Uma chave para um novo mundo, onde tudo pode ser enxergado de uma outra forma.

Ter controle sobre minhas finanças me ajudou a mudar do pensamento “Se posso conseguir algo” para “Vou conseguir daqui a tanto tempo”.

Então, vou compartilhar um pouco da minha experiência agora com vocês.

educação financeira mudou a minha vida

Já contei uma pequena parte da minha vida em alguns posts anteriores. Confesso que não era o melhor em finanças.

Afinal, nunca levei a sério o assunto sobre finanças até porque não gostava tanto de matemática assim. E, acho que faltava exemplos para me espelhar.

Talvez, eu não tive o interesse em descobrir como ter controle sobre meu bolso poderia me ajudar. O que eu mais ouvia era:

“Salário foi feito para gastar no mês. Todo mês você recebe um novo salário, vai estar sempre lá”

Então, eu queria abraçar os meus objetivos e conquistá-los sem nem saber como dar os primeiros passos.

 Mas, você pode começar com o investimento mais seguro que existe. Para conhecer mais sobre o Tesoro Direto, confira o ebook.

banner ebook introdução ao tesouro direto

 

Uma chave para um novo mundo

Após um encontro com os amigos da faculdade em 2012, o assunto de educação financeira e investimentos foi mencionado.

Após isso, quando cheguei em casa, comecei a procurar mais sobre esse assunto, me aprofundei e fiz até uns cursos. Tudo para descobrir mais porque sentia que poderia, e muito, me ajudar. Mal eu sabia como a educação financeira mudou a minha vida para sempre.

No âmbito família e escola sempre ouvi para estudar mais, ganhar mais e ter um salário maior. Ter uma qualidade de vida melhor. Ter algo maior. Sem nem perceber, na época, eu já estava dentro do ciclo.

Sabe qual?

Trabalhe, receba seu dinheiro, gaste seu dinheiro, trabalhe mais para receber mais, gaste mais, trabalhe mais. É a clássica corrida de ratos onde a pessoa nunca terá uma verdadeira liberdade sobre seu bolso. Robert Kyosaki fala disso em seus ensinamentos do Pai Rico, Pai Pobre.

Afinal, se a sua vida está condicionada a sempre ter um salário alto pingando em sua conta todo mês então, você ficará muito preso a tudo o que lhe é imposto.

Por exemplo, mudanças ruins no ambiente de trabalho, descontentamento com as ordens recebidas e problemas de saúde.

Agora, vejo que todo esse conceito não vale a pena se você no tiver uma base. Já imaginaram construir um castelo sobre areia??? A base não é sólida e se a base não é sólida, tudo pode desmoronar.

educação financeira mudou a minha vida

Por isso, se você não possuir um bom plano financeiro, estará entrando numa armadilha.

Porque, a cada salário mais alto, seu padrão de vida aumentará e, tudo isso exige um custo. Porém, o problema acontece quando a fonte de renda seca.

Afinal, como manter um alto padrão de vida sem ter renda? Todo o seu castelo vai desmoronar bem na sua frente.

Conclusão

Então, percebi que a parte mais importante é a construção de uma boa base. A construção de patrimônio e padrão de vida de forma mais sustentável. E a educação financeira é a minha base para isso.

Ao longo dos anos, fui aplicando o conceito da educação financeira. Antes de todas as tomadas de decisão, eu corria para um lápis e papel para saber o quanto poderia impactar em meu bolso. O quanto o crédito usado no momento poderia comprometer minhas reservas financeiras futuras.

Após 6 anos de aplicação desse conceito, conquistei o objetivo mais importante. Liberdade de escolha. Poder realizar minhas escolhas com pouco impacto na minha vida pessoal. Não estar mais preso ao ciclo. Poder medir a que distância está o próximo alvo e em quanto tempo poderei alcançá-lo.

Hoje, possuo um padrão de vida melhor que há 6 anos. Ainda não alcancei todos os meus objetivos, até porque eles vão se redefinindo conforme a vida vai mudando. Mas o que posso dizer, é que a educação financeira mudou a minha vida e me ajudou a conquistar e manter minhas metas e o mais importante me fez enxergar que não é sobre o quanto você ganha, mas sim como você gasta.

Você pode ver muito mais do nosso conteúdo na página principal da Turn Wise

Um grande abraço e conte conosco para ajudá-lo a trilhar sua independência financeira.

Ruan Nogueira

0/5 (0 Reviews)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ruan Nogueira

Ruan Nogueira

Especialista em Investimentos

Artigos relacionado:

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Novidades

Receba em seu email todas as novidades da Turnwise. E saiba antes de todos as novidades que vão te levar a conquistar sua liberdade financeira.