Pense Como Investidor e Entenda a Diferença Entre Preço e Valor

imagem preço x valor

Pense Como Investidor e Entenda a Diferença Entre Preço e Valor

O que é Valor para você?

Confunde-se muito, às vezes, o real sentido da palavra “preço” com o sentido da palavra “valor”. Até porque muitas vezes a palavra valor já é de costume para perguntas de pagamento. Você sabe qual é a diferença?

Preço está relacionado com o pagamento feito por você, pode ser justo, caro ou barato. A palavra preço está muito relacionada com pagamento, uma transferência de ativos pelo seu preço financeiro.  

Valor está relacionado com a riqueza que tal ativo possui. Este ativo pode ser de pouca riqueza agregada ou ser muito rico. Pode também ter um potencial de valorização imensurável. 

Ao adquirir um investimento, por exemplo um lote de ações, observe se ela possui muito potencial de valorização ou não, para não pagar caro por um bem de pouco valor. Um bom exemplo para o caso de ações é a comparação do preço com o Valor Patrimonial. Sabe o que significa? 

Imagine que uma empresa chamada ABCD vale R$ 1 bilhão de reais, e essa empresa decidiu emitir 25% de seu valor em ações. Então, a empresa irá destinar 250 milhões de reais para essa operação. Para continuarmos nosso raciocínio, imagine que a empresa ABCD decida dividir esses 250 milhões de reais por 25 milhões de títulos em partes iguais (ação da empresa). Realizando a conta descobriremos que cada ação terá um Valor de 10 reais na hora da emissão.

Conta:     250.000.000 de reais = 10 reais / ação
                 25.000.000 de ações
 

Conclusão

 

Esse seria o Valor da ação já que seria uma pequena parte da empresa. 
Agora se na hora de você comprar essa mesma ação da empresa ABCD, ela estiver por R$ 8 reais, você estará realizando uma barganha pois, o preço dela está subvalorizado em relação ao valor que ela possui de fato. Já se você comprar por 12 reais, você está pagando um preço mais caro por um ativo que possui um valor menor que o preço pago. 

Entendeu a diferença de Preço para Valor no mercado de ações?

“O preço é o que você paga, valor é o que você leva. ”
Benjamin Graham

O segredo dos investimentos é descobrir o valor de alguma coisa, e então pagar muito menos por ela.

Na escolha dos melhores investimentos, conte conosco para te ajudar com nossa assessoria.

Ao adquirir bens de muita valorização ou com grande potencial de valorização com um preço muito baixo, suas chances de multiplicar seu capital são gigantes. 
  

0/5 (0 Reviews)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ruan Nogueira

Ruan Nogueira

Especialista em Investimentos

Artigos relacionado:

Deixe uma resposta

Novidades

Receba em seu email todas as novidades da Turnwise. E saiba antes de todos as novidades que vão te levar a conquistar sua liberdade financeira.