Como Construir Um Patrimônio Com Pouco ou Quase Nenhum Dinheiro

construir um patrimônio com pouco - turn wise

Como Construir Um Patrimônio Com Pouco ou Quase Nenhum Dinheiro

Como construir um patrimônio com pouco ou quase nenhum dinheiro

Já teve aquela sensação de que para se construir um patrimônio com pouco seria impossível? E, a única forma de ficar rico seria ganhar na loteria ou, recebendo uma herança de algum parente rico desconhecido?

Mas, e se, você continua não tendo sorte com os números e nem surgiu a herança, o que vai fazer? Deixar o sonho ou vontade de se tornar rico ir embora?

A riqueza pode ser para todos e, é mais uma decisão do que contar com a sorte. Basta querer que eu te ajudo a chegar lá. Eu não quero que você abandone seus sonhos e suas vontades, afinal, a riqueza pode ser para todos. Por isso, eu quero te ajudar e, existe uma maneira de conseguir o que você deseja.

Continue lendo e me acompanhe.

Por onde começar?

Para se construir um patrimônio com pouco ou quase nenhum dinheiro não é fácil. Talvez a sua situação financeira nem te ajude muito, pode ser que nem sobre dinheiro no final do mês. Às vezes deve sobrar mais mês do que dinheiro.

Mas, nem sempre o processo deve seguir o raciocínio tradicional. Que se está faltando dinheiro no mês, então é para você trabalhar mais.

Não necessariamente.

A mudança para se alcançar a riqueza ou a construção de um patrimônio, às vezes, deve ser iniciada de dentro do que por fora. Ou seja, mais dos seus pensamentos e jeito de agir.

Primeiro, é necessário saber ao certo se sobra algum dinheiro e quanto sobra e, para isso a ajuda de um bom controle financeiro é seu principal aliado.

Se não sobra dinheiro então é necessário que você reavalie os seus hábitos.

Como assim?!

Procure saber quais hábitos “drenam” mais o seu bolso e procure diminui-los ou cortá-los. Por exemplo, no início para eu poder juntar mais dinheiro, diminui as saídas para restaurantes e beber fora com os amigos.

Com isso, consegui ao longo dos próximos meses juntar dinheiro e pagar algumas dívidas.

banner ebook introdução ao tesouro direto

Criar poupança

criar poupança - construir um patrimônio com pouco - turn wise

O próximo passo condiz com criar poupança e, é muito diferente do que aplicar em poupança. Estou me referindo ao ato de juntar dinheiro.

Após cortar alguns gastos e reavaliar as suas contas, o próximo passo é juntar dinheiro e, é um hábito muito importante para você começar a fazer dinheiro, principalmente se for construir um patrimônio com pouco ou quase nenhum dinheiro.

Só que deve ser um hábito feito de forma contínua, não se deve cair nas graças de comprar algo desnecessário ou criar uma nova dívida. Pois, todos os passos dados até aqui não valeram de nada e você deve ter que começar tudo novamente.

Investir o seu capital

Nesse momento, quando você já possuir um capital juntado, será a hora de dar o próximo passo. Criar riqueza e construir um patrimônio. 

Digo isso que será após você já possuir um capital porque eu quero que você crie antes um hábito saudável de juntar.

É possível começar a investir com muito pouco dinheiro, mas, como estou te orientando, primeiro você deve criar o hábito de juntar. Tornar isso parte da sua vida porque com a criação desse hábito, será muito mais fácil realizar aportes recorrentes.

E, aqui, eu irei apresentar a você um grande aliado. Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar dele ou até mesmo já o conhecido em outras ocasiões, como no caso do cartão de crédito.

Mas, agora eu apresento de outra forma:

Os Juros Compostos

Sim, os juros compostos vão te ajudar nesse seu objetivo de se tornar rico. Porém, essa é uma relação que deve ser feita de forma conjunta. Os juros compostos irão fazer o papel dele. Fato. Mas, você irá fazer o seu?

Para alcançar o seu objetivo de construir um patrimônio com pouco ou quase nenhum dinheiro depende mais da sua vontade do que a atuação dos juros.

Os juros compostos funcionam como uma alavanca financeira e, possuem esse nome porque os juros gerados após um período serão reutilizados para novos períodos.

Observe a imagem abaixo:

Considere uma aplicação inicial de 100 reais que renda 10% ao mês, todos os meses. Aqui você pode ver como a cada novo mês os juros atuam.

A rentabilidade do mês anterior é reutilizada para o novo mês, dai então o nome de juros compostos.

juros compostos - construir um patrimônio com pouco - turn wise

Agora, vou mostrar a você como pode chegar lá através de alguns exemplos.

Primeiro Exemplo

Imagine que você se esforçou muito para cortar os gastos, mudar os hábitos e até conseguiu um novo emprego que ganhasse mais e conseguiu juntar R$ 10.000,00.

E, você decidiu investir esse dinheiro a uma taxa de 1% a.m. Sabe como ficaria o seu dinheiro ao final de 25 anos investido?

Para explicar melhor, observe a tabela abaixo:

simulação 1 - construir um patrimônio com pouco - turn wise

Ao final de 25 anos, você tornou 10 mil reais em quase 200 mil. Foi um grande avanço de capital.

Afinal, você tinha pouco antes, tornou em 10 mil reais e conseguiu transformar esses 10 mil reais em quase 200 mil. 

Segundo Exemplo

Imagine agora que com o mesmo esforço, você além de investir inicialmente 10 mil reais, vai investir todo mês mais mil reais por 25 anos.

Sabe onde isso vai parar?

simulação 2 - construir um patrimônio com pouco - turn wise

Então, após um investimento inicial de 10 mil reais e com aportes mensais de mil reais, você conseguiu alcançar mais de 2 milhões de reais.

Transformou pouco dinheiro em uma grande fortuna. Quer saber como isso foi possível?

Com os aportes recorrentes, ao final de cada período de rentabilidade dos juros, o capital é ainda mais aumentado devido ao aporte e utilizado para novo período.

Observe a imagem abaixo:  

juros compostos com aportes mensais - construir um patrimônio com pouco - turn wise

Considerando o valor inicial (PV) rentabilizado pelos juros (i), obtêm-se um valor (FV) que será acrescido do novo aporte (PMT) e chegará ao valor final para aquele período e, esse valor será reutilizado para um novo cálculo no próximo período. 

Conclusão

Então, para se construir um patrimônio com pouco ou quase nenhum dinheiro não é fácil, mas, não é impossível. Vimos que depende de bons hábitos financeiros e é preciso, às vezes, se reeducar financeiramente.

Sabe de onde vem o dinheiro e para onde vai faz muita diferença para então ser traçado um plano rumo a riqueza.

Se você ainda ficou com alguma dúvida ou sugestão, nos envie uma mensagem e conte com uma assessoria de investimentos para te ajudar e, aprenda a como multiplicar seu dinheiro.

Ou ainda, pode assistir nosso vídeo sobre juros compostos.

Espero ter te ajudado a aprender mais.

Juntos pela sua Liberdade Financeira.

Ruan.

5/5 (2 Reviews)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ruan Nogueira

Ruan Nogueira

Especialista em Investimentos

Artigos relacionado:

Este post tem 7 comentários

  1. Artigo muito interessante, pois de fato a nossa “cultura” desde criança nos direciona para a POUPANÇA, porém, é desaminador com a taxa de retorno praticada. Após várias conversar com o pessoal da TurnWise iniciei várias leituras que “iluminaram” minha mente. Muito agradecido ao time TurnWise por dividirem seu conhecimento.

    1. Muito obrigado Marcílio.
      Fico muito feliz com o seu comentário e, mais ainda, por conseguir ajudá-lo.
      Nosso objetivo é levar a Educação Financeira a todos e, com isso, ajudar o brasileiro a poupar mais e conseguir realizar investimentos mais rentáveis.

  2. Nossa agora vou juntra muito dinheiro por ter lido este conteúdo e fazer a viagem que sempre quis

    Obrigada

    1. Que legal Alexandra. Agora além de conseguir juntar e investir o seu dinheiro, vai também preparar a sua viagem
      😉

      Conte sempre conosco.

Deixe uma resposta

Novidades

Receba em seu email todas as novidades da Turnwise. E saiba antes de todos as novidades que vão te levar a conquistar sua liberdade financeira.