Como Começar O 2019 Com O Pé Direito?

Começar o 2019

Como Começar O 2019 Com O Pé Direito?

Como Começar O 2019 Com O Pé Direito (sem precisar usar roupa amarela) ?

Chegamos nos finalmente. Um ano está terminando e o outro já está começando. Serão mais 365 oportunidades diferentes, tanto para conquistas e melhoras. Porém, existem alguns pontos que devem ser levados em conta para você começar o seu 2019 com o pé direito e, que são importantes para seu ano novo não ser um fracasso.

Um ano novo começando não apaga o que deve ser aprendido com os erros do passado, na realidade é uma nova oportunidade para você fazer diferente e aprender com os seus erros.

Como eu já disse, serão 365 novas oportunidades. A cada dia você pode fazer diferente e, pensando nisso eu separei 5 dicas para você tornar o seu 2019 melhor ainda e, começando certo.

1ª Dica: Veja como foi o seu 2018

dica 1 -começar o 2019 - turn wise

Uma ótima forma de começar algo novo, que no caso é um ano novo é olhar como foi o anterior.

Você quer saber como foi esse ano?

Então, olhe para as suas pegadas. Isso mesmo, olhe para o seu passado, olhe os seus registros, olhe as suas atitudes positivas e negativas e, pensando no lado financeiro, a melhor opção é justamente um Balanço Patrimonial.

Você sabe o que é?

O Balanço Patrimonial é uma das melhores ferramentas no mundo das finanças pessoais porque você faz um Raio-X da sua vida financeira.

Você irá colocar todos os seus ativos, bens tais como: casas, carro, aplicações financeiras etc; e, seus passivos, como: cartão de crédito, financiamento, empréstimos, IPTU, IPVA etc. Como tudo em mãos, você vai saber como foi o seu ano, se você vai começar 2019 com dívidas ou se vai começar o 2019 com o pé direito.

Com certeza, sem sombras de dúvidas, não há nada melhor do que começar qualquer coisa já com a direção certa.

Se você possui dívidas, já comece o seu novo ano com cautela e cortando gastos para ficar novamente no azul. Já, se não possui dívidas, muito cuidado para não se descontrolar e ficar no vermelho.

Afinal, o mês de janeiro é o início do ano e, início das contas. Por exemplo, IPVA, IPTU, material escolar e, renovação de matrículas.

Tome bastante cuidado para não se enrolar logo no início porque os próximos 11 meses podem ser cruéis com você.

banner ebook introdução ao tesouro direto

2ª Dica: Faça metas alcançáveis

dica 2 -começar o 2019 - turn wise

Após ter revisado como foi o seu 2018, está na hora de planejar o seu 2019. E, é muito importante saber o que virá pelos próximos 12 meses.

Portanto, para começar o 2019 com o pé direito, nada melhor do que além do Balanço Patrimonial, um Plano de Metas alcançáveis.

Sabe por quê?

Devemos sempre buscar a melhora das nossas atitudes, conhecimento e, objetivos tanto olhando para o nosso passado quanto olhando para o nosso futuro.

Por isso, ao ter um Plano de Metas, você sabe o que vai buscar. Se você deseja uma nova profissão ou nova graduação, você vai se planejar para isso. Como, por exemplo, se é necessário um curso a mais, se irá pesar no seu orçamento ou até mesmo o prazo para você alcançar determinado objetivo.

Sem um Plano de Metas ou algo definido do que você está a buscar, qualquer direção vai te levar a algum lugar. Basta saber se esse novo resultado vai te agradar ou não.

Como no exemplo da primeira dica, se você está numa situação financeira ruim, agora você terá novas oportunidades de mudar esse seu cenário, seja através de cortes de gastos, ou de um novo emprego.

Tudo é possível, basta você querer, crer e buscar.

3ª Dica: Olhe um pouco mais além

dica 3 -começar o 2019 - turn wise

Um recurso está acabando e, você nunca mais o terá novamente: o Tempo.

Você pode fazer o que você quiser, mas o seu ano de 2018 nunca mais irá retornar e, olhando sempre para frente, está chegando o 2019 e, após o 2020, depois o 2021 ….

Já conseguiu imaginar aonde eu quero chegar?

Não?!

Então, o seu tempo está a cada dia que passa se acabando e, suas forças também.

Esse é um ponto mais que importante e necessário para você pensar em sua aposentadoria, se não fez isso antes.

Começar hoje a pensar em um plano de aposentadoria, como por exemplo, previdência privada é muito melhor do que depois.

Porque, como já falei, o tempo está passando. Não deixe para pensar nisso quando a terceira idade chegar, porque pode ser que não será possível alcançar boas oportunidades que você estará tendo agora.

4ª Dica: Priorize os seus recursos

dica 4 -começar o 2019 - turn wise

Priorize os seus recursos. Você já possui o maior recurso que ninguém pode te tirar, somente você pode escolher da forma que irá utilizar e, novamente eu falo do Tempo.

Então, utilize a seu favor para diversas oportunidades em que pode.

Se você já possui alguma reserva financeira que você juntou durante esse 2018, aproveite e coloque essa grana para investir.

Se, já está investida, avalie se é possível fazer alguma mudança e, se ainda não possui uma grana para investir. Então, priorize por começar a poupar para investir em 2019.

Você possui alguma ideia quando eu falo para utilizar o tempo ao seu favor quando falo em investir?

Já ouviu falar dos juros compostos?

Bem, vou colocar a fórmula aqui para você entender o que eu estou falando:

 

começar o 2019 - turn wiseturn_wise_juros_composto

Entendeu?!

Não?!

Então, os juros compostos funcionam de forma exponencial em relação ao tempo, ou seja, quanto mais tempo o seu dinheiro ficar investido, mais juros serão incididos e mais dinheiro você consegue fazer com o seu dinheiro.

Juros Compostos

Para você começar o 2019 com o pé direito eu vou te dar um pequeno exemplo de como o seu dinheiro pode trabalhar para você ao longo do tempo.

Imagine que você comece a investir R$ 10.000,00 e faça aportes mensais de R$ 1.000,00 a uma taxa de juros de 1% ao mês por 20 anos. Sabe o quanto você conseguirá ao longo desse tempo?

Dê uma olhada no nosso estudo:

tabela juros x tempo -começar o 2019 - turn wise

gráfico juros x tempo -começar o 2019 - turn wise

Percebeu que demoraram 20 anos para conseguir o primeiro milhão e apenas mais 5 anos para poder dobrá-lo?

Esse é um bom exemplo onde você pode utilizar o tempo ao seu favor na parte financeira.

Se ainda não sabe como investir o seu dinheiro, existe investimentos como CDB, LCI, Fundos de Investimento tanto em Renda Fixa quanto em Ações, Tesouro Direto e muitos outros onde você pode construir um patrimônio com pouco e também aproveitar parte do seu décimo terceiro salário.

5ª Dica: Invista em seu Networking

dica 5 -começar o 2019 - turn wise

Dedique parte do seu tempo semanal ou mensal para ampliar o seu Networking. Nada melhor do que aumentar o seu ciclo de amizades.

Sabe por quê?

Bem, ao você aumentar o seu ciclo de amizade, além de estimular a sua parte social, você também estará conhecendo novas pessoas que podem ser seus novos clientes para uma nova venda, ou até mesmo para novos projetos.

Esse é um hábito muito comum entre as pessoas ricas e, que é muito importante para você também começar a fazê-lo. Porque além de fazer novas conexões que podem te ajudar no seu objetivo, também estará aumentando o círculo de amizades.

Essas novas pessoas além de aumentar as amizades que você já possui. Podem ser novos sócios e novos clientes. Além de você renovar aquelas amizades ruins que já te atrapalham por novas e, assim trocando a quantidade por qualidade.

Conclusão

Começar algo novo pode ser muito bom porque você pode utilizar toda a sua vontade e aprendizado para fazer algo melhor e, nada melhor do que um ano novo para revigorar as suas energias e te dar novas 365 oportunidades.

Porém, muito cuidado ao começar o seu novo ano para não se frustrar e acabar sendo pior que o anterior. Você deve ter muito cuidado para começar o 2019 com o pé direto.

Muitos itens devem ser levados em conta, principalmente a sua expectativa para esse novo ano.

Então, nada melhor do que ter uma boa conversa de família e alinhar todas as expectativas. Assim, os objetivos podem ser traçados e, todos chegarem juntos ao sucesso.

Quanto mais alinhados e próximos os objetivos, mais as pessoas podem se ajudar, além de alcançarem com mais rapidez.

Obrigado pela leitura.

Ruan.

0/5 (0 Reviews)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionado:

Deixe uma resposta

Novidades

Receba em seu email todas as novidades da Turnwise. E saiba antes de todos as novidades que vão te levar a conquistar sua liberdade financeira.